);
Conheça 5 dicas imperdíveis para tornar seu currículo imbatível

Conheça 5 dicas imperdíveis para tornar seu currículo imbatível

Sabemos que conquistar um espaço no mercado de trabalho não é tarefa fácil, ainda sentimos os reflexos de uma das maiores crises do país e aos poucos com a recuperação econômica novas vagas vão surgindo. Estar preparado para conquistar a tão sonhada vaga exige antes de mais nada um bom currículo (CV)!

Você sabia que geralmente a primeira avaliação do Currículo é feita em poucos segundos? Esse pouco tempo pode ser decisivo para definir se você permanece ou não no processo. Pode até parecer exagero, mas pense, há vagas que recebe-se mais de 100, 200, 300 currículos (por vaga publicada), agora imagine, selecionadores que precisam trabalhar 10, 20, 30 vagas por mês, é uma infinidade de currículos.

Para lhe ajudar nessa etapa tão decisiva separamos 5 dicas para que seu currículo fique formidável e assim aumente suas chances de ser chamado para uma entrevista.

1. Formatação e coerência do currículo

O seu currículo precisa ser atraente aos olhos do selecionador, isso é possível através de uma boa formatação, cores neutras, espaço entre linhas adequado, tamanho da fonte e principalmente seguindo um fluxo que ajude o selecionador a entender um pouco da sua vida pessoal, acadêmica e profissional.

Evite um currículo muito extenso com informações desnecessárias, uma página é ideal, mas dependo seu nível de experiência é aceitável duas.

2. Experiência profissional

Os selecionadores gostam de saber o tempo que você ficou nas empresas, por isso, ao invés de deixar em branco ou colocar tantos meses, opte por incluir o mês e o ano, exemplo 04/2017 a 01/2018 – 9 meses. Assim além de saber o período que trabalhou é possível saber se foi uma experiência mais recente ou não.

Outra dica é iniciar pelos últimos empregos, da experiência mais recente para as mais antigas, descrever suas principais atividades em cada cargo é bem interessante.

3. Informação de Contato

 De nada adianta você ter um currículo fantástico e o selecionador entrar em contato e nada… disponibilize contatos atualizados, informe o telefone de pessoas que irão atender e transmitirão o recado para você, é comum candidatos perderem oportunidades porque não atenderam o telefone, caiu na caixa postal ou deu número inexistente.

Dificilmente o selecionador tentará mais que 3 vezes, principalmente se junto com o seu currículo há vários outros potenciais. Só coloque e-mail se você acessa, outra dica é por o meio de contato preferencial.

4. Dados da Deficiência

Para os profissionais com deficiência é muito importante incluir essa informação em seu currículo, pode ser ao lado do nome, exemplo, Fulano de tal – PcD, e sugere-se disponibilizar um espaço em seu currículo para descrever os dados da deficiência, qual a deficiência, necessidade de adaptação caso precise, CID e informe se possui laudo médico.

São informações que devem ajudar o selecionador juntamente com o Sesmt a identificar uma atividade que possa gerar melhor adaptação e menor impacto a saúde do futuro colaborador.

5. Saber vender

 O currículo é a porte de entrada, no primeiro momento ele transmite uma informação importante ao selecionador de como você é, se ele chamou a atenção, começa uma análise mais apurada das informações. Saber expor suas conquistas profissionais faz toda diferença e pode valer mais que um curso, isso mesmo!

Se você foi reconhecido como destaque do mês, esteve à frente em algum projeto, participou de alguma conquista, enfim, vale incluir em seu currículo. Cada vez mais as empresas querem profissionais com atitude, pois conhecimento e experiência é muito mais fácil de ensinar.

Em geral essas informações servirão para lhe ajudar a ter um currículo mais atrativo, porém essa estratégia poderá variar de acordo com a empresa e a área de escolha.

Hoje muitas empresas não aceitam mais currículos impressos, é comum elas terem parceria com sites especializados como a PcD em Foco, solicitarem cadastros online ou solicitações para envio via email.

Respeite os prazos para envio dos currículos, leia atentamente o anúncio da vaga, analise se faz sentido para você, muitos candidatos enviam currículos sem critério algum, não analisam os requisitos da vaga, localização geográfica, salário e com isso acabam prejudicando o processo, e tomando o precioso tempo do selecionador.

Para o candidato nessas horas a calma e uma boa estratégia fazem toda a diferença, um currículo bem formulado, alinhado com os requisitos da vaga aumentam muito suas chances de ir para a próxima etapa e lembre-se que no final acaba sendo uma escolha do candidato e da empresa.

Esperamos ter ajudado, compartilhe e deixe seu comentário. Confira também 6 dicas para aumentar as suas chances de ser chamado para uma entrevista!

Fechar Menu