Apesar da recuperação do cenário econômico o desemprego ainda está presente nos lares de muitas famílias brasileiras. Isso afeta as pessoas no psicológico, no social e o financeiro, o que gera vários transtornos. Principalmente quando temos compromissos financeiros para honrar. Nessas horas uma entrevista de emprego bem feita pode ser a salvação.
O fato de estar trabalhando hoje não assegura o futuro, pois em algum momento, por escolha ou não, há possibilidade de ficarmos desempregados. Por isso, quanto mais preparados estivermos para essa situação provavelmente menores serão os impactos futuros, desde que façamos boas escolhas.
A ânsia pela recolocação profissional pode ser uma inimiga nesse momento. É normal essa ansiedade gerar ações impulsivas e que normalmente não apresentam muito retorno. O reflexo disso pode ser representado no envio de currículos para dezenas de vagas e nunca ser chamado para uma entrevista, ou pior, ser aprovado em um processo seletivo e em poucos dias perceber que aquele emprego não é o que você buscava.
Não devemos nos esquecer da importância de um currículo bem estruturado. Esse fator é super importante no momento de se candidatar em alguma vaga, pois é através do CV que a empresa terá o primeiro contato com o candidato.
Como conseguir uma entrevista?
Como mencionamos, é natural ficarmos ansiosos antes de uma entrevista de emprego, afinal, aquela pode ser finalmente a oportunidade de ser chamado. No entanto, apesar de ser uma sensação bastante comum, é importante que o candidato procure se manter calmo e focar em ter um bom desempenho.
O fundamental é o candidato estar preparado desde o momento em que encaminha o currículo para a empresa. Atenção aos detalhes, à maneira de se expressar e de como dispor as informações. O segundo passo é sempre estar pronto para a entrevista, a fim de evitar pequenos imprevistos que poderiam ser evitados.
Mas não é só isso! Para te ajudar, separamos 6 dicas valiosas para aumentar as suas chances de ser chamado para uma entrevista de emprego e fazer boas escolhas. Assim a experiência poderá ser válida tanto para você, quanto para o empregador. Confira!
1. Aprenda com os erros
Avaliar os motivos que levaram você sair do emprego anterior lhe ajudará a fazer melhores escolhas no futuro. Por exemplo, você consegue identificar se foram características da atividade, ambiente de trabalho, gestão, clima, etc.? Identificando os motivos da sua insatisfação aumentam suas chances de fazer melhores escolhas.
2. Mantenha a calma e realize pesquisas
É um erro pensarmos que somente a empresa escolhe o candidato, sendo que o contrário também acontece. É necessário pesquisar sobre a empresa que você pretende se candidatar, realizando buscas na internet, sites especializadas e até mesmo com amigos e colegas que lá trabalham.
3. Leia o anúncio da vaga
As pessoas não leem sobre a vaga, simplesmente se candidatam. E quando o RH entra em contato ou no momento da entrevista, percebem que aquele horário não dá, que não tem ônibus ou simplesmente não é o que estão buscando. Ler o anúncio com atenção antes de se candidatar a uma vaga é importantíssimo, isso evita que você perca seu tempo e a empresa também.
4. Veja os requisitos da vaga
Os pré-requisitos são as competências (características profissionais) do candidato que a empresa não abre mão, ou seja, são os requisitos mínimos. Se você não possui, não adianta enviar seu currículo para aquela vaga. O ideal é se preparar melhor ou deve buscar outras oportunidades.
5. Esteja à frente
Pode parecer um mero detalhe, mas quanto antes você enviar seu currículo maiores são suas chances de ser chamado para uma entrevista. É claro que podem haver exceções, mas no geral a regra é essa. Vagas abertas há mais de 30 dias demonstram duas questões: o processo está finalizando ou a empresa não está com pressa em contratar.
6. Tenha Foco
Suas chances de contratação serão maiores se você for seletivo em suas escolhas. Quanto mais a empresa perceber um interesse genuíno nela, mais competitivo você se torna. Seja pessoal em seus primeiros contatos, envie e-mail direcionado para aquela posição, faça um breve descritivo, use termos e palavras semelhantes ao utilizado naquela organização de trabalho.
Para os profissionais com deficiência, suas chances de serem chamados para uma entrevista aumenta nas vagas voltadas a PcD. no discurso é comum as empresas comunicarem que todas suas vagas são destinadas também para esse público, mas infelizmente raras vezes a PcD é priorizada nesses processos.
Além dos aspectos abordados é comum vagas que abram e fechem sem nenhuma contratação. Isso pode ocorrer por diferentes fatores, dentre eles, mudanças na estratégia da empresa ou do gestor. Pode ser devido a contenção de despesas, falhas no planejamento, dificuldades em encontrar o candidato e até mudanças no RH.
É fato que se durante o processo seletivo você não é respeitado, dificilmente será quando for contratado. É importante analisar bem antes de se candidatar às vagas. Isso pode lhe ajudar a ter mais satisfação no emprego que virá.
Você conseguiu uma entrevista? Saiba o que se deve ou não fazer para aumentar as suas chances de ser contratado.