Nos últimos anos a inclusão de pessoas com deficiência dentro das organizações vem sendo debatida constantemente, a fim de alertar empresas e empreendedores a importância de oferecer igualdade de oportunidade para as pessoas com deficiência. Para um ambiente mais inclusivo, é necessário quebrar o estigma de que isso é uma espécie de “atraso” para as companhias.
Sabemos que na realidade pessoas com deficiência são como qualquer outro profissional e devem ser tratadas como tal.
O respeito às diferenças e valorização da igualdade entre as pessoas ainda dá passos tímidos em nossa sociedade, principalmente no mercado de trabalho. Mas a sua empresa pode fazer a diferença.
Continue lendo o nosso post e confira cinco formas de tornar a sua empresa inclusiva!
1. Prepare a sua equipe para tornar a empresa mais inclusiva!
Antes de qualquer coisa, é necessário fomentar em sua equipe a importância de vestir a camisa da inclusão e tratar os colegas deficientes com respeito, sem qualquer tipo de preconceito, assim como trataria um colega sem deficiência!
O setor de Recursos Humanos deverá ser o principal precursor nesse processo, abrindo as portas para pessoas com deficiência, não somente para cumprir cotas, mas para promover pluralidade entre os colaboradores, dar oportunidades para outros profissionais e assumir o ideal da diversidade.
Essa mudança de cultura tem como principal objetivo identificar possíveis atitudes preconceituosas e desrespeitosas que possam existir no meio de trabalho, orientando os líderes e demais colaboradores da empresa.
2. Ofereça oportunidades
Empresas inclusivas e que possuem uma diversidade maior entre os seus colaboradores, tendem a ser ambientes de trabalho mais prósperos e com maiores rendimentos.
Mas para que a sua empresa seja aliada da inclusão, é necessário conceder uma oportunidade para que os profissionais com deficiência possam mostrar o seu modo de trabalho e estimular seu crescimento pessoal. Também é preciso incentivar o aprimoramento de suas habilidades, da mesma forma que é feita com os demais colaboradores.
Além de ser uma organização socialmente mais justa, você estará contribuindo para o crescimento de pessoas que possuem potencial como qualquer outra, mas são comumente subjugadas pela sociedade. Isso irá sedimentar o ideal de que apesar das diferenças, todos somos capazes de evoluir profissionalmente.
3. Encontre esses profissionais!
Assim como em qualquer vaga de emprego, é necessário contratar profissionais capacitados para que sua empresa possa contar com um time qualificado e prestar um serviço de qualidade.
No que diz respeito os profissionais com deficiência, existem empresas que facilitam esse processo e disponibilizam o perfis de profissionais que se alinham com as necessidades da sua empresa.
4. Seja uma empresa acessível
Outro fator fundamental para uma empresa inclusiva é ser acessível para todos. Além dos aspectos que citamos, um ambiente acolhedor é imprescindível para que seus colaboradores sintam se confortáveis. É preciso que as necessidades básicas sejam atendidas, como comunicação, acesso aos ambientes, assim como para qualquer outro profissional.
Tenha certeza de que há banheiros, corredores, rampas de acesso, pisos tátil, conteúdo em braile, ambientes, sistemas, etc.. Fique atento(a) para que estejam alinhados às normas de acessibilidade para cada tipo de necessidade dos colaboradores da sua empresa.
Mas não deixe que esses sejam um empecilho para contratar, converse com o candidato, entenda suas necessidades, pois se não fizer isso, estará discriminando.
5. Não se esqueça da legislação
Apesar da inclusão ser um princípio básico para o convívio em sociedade, muitas empresas não levantam essa bandeira e, nesses casos, a legislação serve para amparar as pessoas com deficiência.
Segundo o artigo 93 da Lei 8.213/91, empresas que possuam o valor equivalente ou superior a 100 de colabores, devem destinar entre 2% a 5% dos cargos da empresa para pessoas com deficiência. O não cumprimento pode acarretar multa proporcional ao proprietário.
E aí, gostou do nosso texto? Compreendeu a importância de tornar a sua empresa inclusiva? Confira mais 4 dicas para te auxiliar no processo de se tornar uma empresa inclusiva.