O processo para uma entrevista exige por parte do candidato, paciência e preparo. É comum esse momento ser permeado de ansiedade e insegurança. Principalmente quando não estamos preparados para participar de uma seleção ou não nos sentimos seguros para assumir o novo cargo.
A preparação para a entrevista é apenas um passo para ser selecionado. No entanto, é um momento decisivo para que o candidato permaneça ou não nas próximas etapas do processo.
Além da preparação para entrevista, muitas empresas avaliam as experiências profissionais e principalmente a estabilidade nos empregos anteriores. Dessa forma, é um equívoco pensar que a preparação para um processo seletivo finaliza na entrevista.
Essa etapa é o momento em que você demonstra todo seu conhecimento, experiências e de que forma poderá contribuir para a empresa. Por isso, o Marketing pessoal, ou seja, saber “vender-se” na hora da entrevista faz toda diferença. É fato que, “vender um bom currículo” é muito mais fácil!
A comunicação é importante para o processo, a área de Gestão de Pessoas também precisa preparar-se para receber o candidato com deficiência, pensando na estrutura adequada para que a acessibilidade e a comunicação ocorram de forma eficaz. Por isso incluir uma interprete em caso de candidatos surdos é imprescindível, já que a comunicação ocorrerá em libras (a língua brasileira dos sinais).
A falta de preparo da área de Gestão de Pessoas em receber o candidato com deficiência, já no momento da entrevista, acarretará prejuízos na seleção, adaptação, retenção e desempenho deste futuro colaborador, portanto, para que seja uma experiência positiva para ambos é necessário investimento na preparação tanto do candidato nas diferentes etapas do processo seletivo, quanto da empresa na preocupação em realizar um processo inclusivo.
Gostou do texto? Compartilhe em suas redes sociais! Antes de um processo de seleção, é fundamental ser visto. Confira também seis dicas infalíveis para aumentar as suas chances de ser chamado(a) para uma entrevista!