);
O papel das lideranças na seleção e retenção das PcDs

O papel das lideranças na seleção e retenção das PcDs

Hoje vamos falar de um assunto essencial: cargos de liderança e o papel na seleção e retenção da PcD. É fundamental que os profissionais que ocupam cargos de liderança se envolvam no processo de seleção dos profissionais que trabalharão em suas equipes. 

Como este processo acontece em sua empresa? Seus líderes participam da seleção de novos colaboradores?

Sabemos que, em algumas empresas, a contratação fica apenas nas mãos da equipe de Recursos Humanos (RH). Porém, é muito importante que os gestores da área façam parte do processo de seleção das pessoas que farão parte de seus times.

Mas antes disso, é preciso que as empresas se dediquem ao preparo desses líderes para o recebimento dos futuros colaboradores, principalmente se forem pessoas com deficiência. Pois, geralmente o gestor não está adaptado ou desconhece a realidades das PcDs e essa insegurança comumente amplia a rotatividade.

O líder tem um papel fundamental para o crescimento da empresa, e contribui ativamente na cultura de seus liderados.

Veja também 4 ações ajudam a reter e a desenvolver as PcD na sua empresa

Sendo assim, a primeira qualidade de um líder deve ser a compatibilidade com a cultura organizacional. Pois, se a empresa possui em seus pilares a inclusão, isso precisa ser absorvido e replicado pelos gestores.

Um dos sinônimos da palavra líder é “orientador”. Portanto, esse profissional precisa guiar o time e, assim, criar estratégias e melhores práticas junto a equipe, orientando-a para o alcance de melhor qualidade nos processos, maior produtividade e comprometimento com os resultados.

Quando um novo talento chega à equipe, o líder deve estar consciente da importância daquele momento para a pessoa que está sendo recolocada ao mercado ou encarando aquele novo desafio e priorizar o preparo da equipe que vai recebê-la. 

Sensibilizar o time, reforçar questões de empatia e boas práticas de relacionamento interpessoal, servirá como combustível para melhora no ambiente, produtividade e retenção. Assim todos saem ganhando!

Se você for um Gestor, pense na responsabilidade como multiplicador que está em suas mãos. Seja na hora de recrutar ou reter os talentos, um líder alinhado com os pilares da empresa e que sabe aliar empatia com produtividade, será fundamental no processo na obtenção de bons resultados.

O contato direto com a realidade de contratação de pessoas com deficiência nos deixa claro que a contratação da PcD vai além do cumprimento da legislação e passa a ser um exercício de cidadania e construção de maior valor para sua empresa.

Se você se interessou pelo o assunto Cargos de liderança na seleção de PcD e enxerga a contratação de pessoas com deficiência como um desafio, mas gostaria de preparar o seu time para a inclusão, fale conosco. Nós, da PcD em Foco, podemos ajudar você e a sua empresa neste processo.

Confira também o artigo: Diversidade: Por que ela é tão importante no ambiente de trabalho?

Nos acompanhe também nas mídias sociais:

Instagram

Facebook

LinkedIn

Fechar Menu