);
5 dicas para aumentar a atração e a seleção de PcD na sua empresa!

5 dicas para aumentar a atração e a seleção de PcD na sua empresa!

Contratar pessoas com deficiência é um desafio que muitas empresas enfrentam. Aumentar a atração e a seleção de PcD nem sempre é uma tarefa fácil.

É comum haver mesmo em grandes organizações, profissionais, inclusive na área de Gestão de Pessoas com dificuldades em realizar tal processo. 

Esse e outros motivos têm gerado um movimento cada vez maior de empresas recorrerem a auxilio de profissionais, instituições ou empresas especializadas no assunto, com o objetivo de fomentar uma cultura mais inclusiva, e/ou para otimizarem o processo de contratação para se adequarem a lei. 

A contratação interna de profissionais especializados em diversidade e inclusão é um outro exemplo.

Há empresas que optam em absorver em seus quadros, ou até mesmo criar subáreas dentro do RH voltadas para o tema diversidade e inclusão, visando manter essa cultura na organização.

A PcD em Foco e um outro exemplo, uma plataforma acessível que conecta profissionais com deficiência as empresas que enxergam valor na inclusão e que mensalmente contribui para inserção de dezenas de PcD no mercado de trabalho.

Esses anos de experiência nos fez perceber e questionar, porque algumas empresas possuem maior facilidade em atrair e contratar que outras, sendo que o nome da empresa não é divulgado até a aprovação do currículo para a vaga.

Percebemos que para a melhoria desses resultados não havia grandes investimentos por parte da empresa, pelo contrário, havia mais relação com atitude, planejamento e estratégia.

Por isso separamos 5 dicas preciosas para aumentar a atração e a seleção de PcD na sua empresa.

Escolha da vaga PcD:

Percebemos que quanto mais específica é a vaga mais difícil torna-se a atração e a contratação de uma PcD. Pois consequentemente as experiências exigidas são mais direcionadas.

Apesar de existir muitos profissionais com deficiência qualificados, não podemos esquecer que para as PcDs a oportunidade de novas experiências geralmente é mais restrita.

Empresas com vagas mais generalizadas exemplo Analista Administrativo, e/ou abertas a ensinar outras competências ao profissional, exemplo Analista Administrativo e Financeiro, terão mais chances de encontrar um excelente profissional disposto a aprender.

Agendamento das entrevistas:

Ainda é muito comum grande parte dos RH’s adotarem ferramentas tradicionais nos agendamentos das entrevistas como a ligação.

Porém, quando tratamos de PcD principalmente, nem sempre ligar é eficiente, até porque no caso de surdos essa ferramenta é comumente ineficaz.

Áreas de Recursos Humanos que incluem outras fontes de contato como WhatsApp e até mesmo as redes sociais, tem mais chance converter o contato em agendamento.

Para facilitar esse processo a PcD em Foco por exemplo, disponibiliza auxilio nos agendamentos das entrevistas e informa no currículo o contato preferencial do candidato.

Tempo na avaliação do currículo 

Principalmente profissionais com bons currículos são muito assediados pelas empresas.

É comum os candidatos aplicarem o currículo para mais de uma posição, portanto o time e acompanhamento do RH no processo faz toda diferença, recomendamos o contato em até 48 horas após a candidatura a vaga.

Caso você tenha vagas divulgadas na PcD em Foco, recomendamos ativar a opção notificação de candidatura, assim você é informado (a) em tempo real sobre novas candidaturas em sua vaga, isso ajuda aumentar a atração e seleção de PcDs.

Empatia na entrevista

A acessibilidade é algo muito importante, mas a empatia na condução da entrevista faz toda a diferença.

O candidato que sente um acolhimento e percebe que naquela empresa há um ambiente de apoio e empatia, com certeza deixa-o muito mais seguro para aceitar a vaga.

Entrevistas coletivas, são ótimas opções para otimizar o tempo do RH e avaliar certas habilidades.

Porém comumente não promovem proximidade com o candidato, e podem deixá-lo constrangido principalmente se participar do processo seletivo com pessoas “sem deficiência”.

Um ambiente com ausência de segurança psicológica pode gerar uma situação desconfortável e prejudicar o desempenho da PcD no processo.

Ações inclusivas PcD

Empresas que não restringem e/ou selecionam de acordo com a deficiência, ou seja, que não discriminam, tem suas possibilidades de contratação ampliadas.

Preparar a equipe e as diferentes áreas da organização para receber o profissional independente da deficiência, ampliam as chances de boas contratações e torna um ambiente mais inclusivo consequentemente, com maior chance de produtividade e retenção das PcDs.

Não podemos esquecer que existem 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil e cerca de 9 milhões aptas a ingressar no mercado de trabalho.

Os números de vagas destinadas a este público é de aproximadamente 850 mil vagas, ou seja, há pelo menos 9 candidatos por vaga! E infelizmente os números mostram que apenas 1/3 delas estão preenchidas.

Pequenas ações podem fazer muita diferença, afinal a inclusão dessas pessoas é acima de tudo um compromisso social.

O que achou das dicas para aumentar a atração e seleção da sua empresa? Compartilhe e leia também 5 dicas para tornar a sua empresa mais inclusiva!

Fechar Menu