);
O que muda na hora de contratar uma PcD? Confira nossas dicas.
O que muda na hora de contratar uma PcD? Confira nossas dicas:

O que muda na hora de contratar uma PcD? Confira nossas dicas.

A Lei de Cotas estabelece que empresas com 100 ou mais funcionários devem contratar pessoas com deficiência ou beneficiários da Previdência Social. O percentual de contratação pode variar entre 2 a 5%, conforme o número de funcionários da empresa. Portanto, para contratar uma PcD é muito importante reconhecer as diferenças na hora de entrevistas.

Por isso, os profissionais de Gestão de Pessoas se deparam com desafios ao entrevistar candidatos com deficiência. Contudo, isso ocorre muitas vezes, devido à falta de conhecimento que causa insegurança no processo. Confira as nossas dicas. 

Leia também: Vamos conversar sobre inclusão? Sua empresa pode contribuir, saiba como 

Laudo Médico

Outro ponto importante é sobre o Laudo médico que inclui o diagnóstico do paciente. O laudo precisa ser emitido por um especialista, por exemplo, um ortopedista, oftalmologista, otorrinolaringologista,  psiquiatra ou psicólogo dependendo das características da deficiência. O laudo médico sempre deverá conter o nome legível e a CID (Classificação Internacional de Doenças e Deficiências) e de preferência estar atualizado.

Por isso, os processos seletivos que envolvem profissionais com deficiência incluem diversas particularidades que necessitam ser compreendidas. O apoio do Sesmt pode facilitar essa etapa.

Entrevista

Alguns recrutadores acreditam que entrevistar Pessoas com Deficiência requer um grande conhecimento sobre inclusão/legislação e, por isso, acabam criando barreiras na hora de conduzir o processo seletivo.

Entretanto, procurar compreender sobre a deficiência não significa que o profissional está sendo uma pessoa intrometida. Muito pelo contrário, saber como e o que perguntar e também ouvir o que a PcD pode ou não fazer, permite entender melhor as  atividades que ela poderá exercer dentro da empresa. Isso possibilita identificar se o entrevistado poderá exercer tal função ou necessitará de alguma adaptação no ambiente de trabalho.

Abaixo, listamos algumas sugestões de perguntas que podem ser utilizadas pelo entrevistador para que a contratação PcD seja eficaz. 

  1. Como é para você conversarmos sobre a sua deficiência?
  2. Para eu entender um pouco melhor, você poderia me explicar sobre sua deficiência?
  3. Você já trabalhou anteriormente pela lei de cotas?
  4. Você precisa de alguma adaptação no ambiente de trabalho?
  5. O que nós podemos fazer para facilitar o seu processo de adaptação? Caso você venha a ser contratado (a).

Portanto, é de extrema relevância, que os profissionais de recursos humanos e a organização pensem em seu programa de inclusão/retenção passando por um processo de sensibilização dos gestores, líderes e demais colaboradores. A fim de que recebam a Pessoa com Deficiência com naturalidade e fazendo com que ela se sinta acolhida no seu ambiente de trabalho. Quando isso não ocorre, a empresa pode acabar perdendo este profissional por não oferecer um ambiente receptivo e acolhedor.

O que achou deste conteúdo? Confira também a nossa matéria: Confira 4 ações que ajudam a reter e a desenvolver as PcD na sua empresa 

Fechar Menu