);
Planejamento de RH: saiba como montar um para a sua empresa!

Planejamento de RH: saiba como montar um para a sua empresa!

Nos últimos anos o setor de Recursos Humanos tem ganhado cada vez mais espaço e importância dentro das organizações. Com esse crescimento acelerado, se tornou necessário um bom planejamento para atender às demandas pertinentes do setor. Para isso existe o Planejamento de RH.

Muito além de burocracias e folhas de pagamento, o departamento de recursos humanos é o principal responsável por alinhar as necessidades da empresa com o bem-estar dos colaboradores, de modo que a relação seja proveitosa para ambas as partes.

E como organizar isso tudo? É aí que entra o Planejamento de RH. Através desse processo é possível detectar, mensurar e analisar as necessidades relacionadas à todas as vertentes do setor de recursos humanos, além de contribuir estrategicamente na tomada de decisões.

A expressão “tempo é dinheiro” pode ser aplicada perfeitamente no setor de recursos humanos. Colaboradores desmotivados e insatisfeitos com a empresa, não produzem como deveriam e consequentemente há uma perda para a empresa. Além de tornar o trabalho estressante e pouco saudável.

Cuidar para que sua equipe se mantenha satisfeita e motivada é fundamental para os rendimentos da organização. O ambiente de trabalho se tornará saudável e produtivo, assim a produção será maior e com mais qualidade.

Estrategicamente falando, desempenhar esse intermédio empresa-colaborador é uma tarefa bem complicada que demanda de tempo, energia e muito planejamento. Desde a parte burocrática até o processo de recrutamento e seleção, é necessário que o máximo de pontas estejam amarradas. Assim podemos garantir que todas as rotinas serão realizadas visando a assertividade nos resultados.

Se interessou pelo assunto? Continue lendo o nosso post e saiba como fazer um bom Planejamento de RH!

Tenha conhecimento das diretrizes da empresa

Antes de qualquer tomada de decisão, o RH precisa estar por dentro de todas as metas e objetivos da empresa. É fundamental ter conhecimento das metas de produtividade, quais são as expectativas de crescimento, o que a empresa espera de novas contratações, qual é a situação atual e quais são os pontos que precisam ser ajustados.

Devemos frisar que o setor de recursos humanos deve participar de maneira ativa em todo o planejamento estratégico da organização. Dessa forma, é possível garantir que as expectativas estejam alinhadas com a missão e os valores da empresa.

Análise da situação atual

O segundo passo é ter uma visão ampla da situação atual da empresa como um todo e do próprio setor de recursos humanos. É necessário traçar planos de ação que se adequem às necessidades e realidade da empresa. Em paralelo, também é preciso analisar se a posição estratégica do RH está adequada ou precisa de reposicionamento.

Fica a cargo do setor analisar possíveis problemas e inadequações quem podem ocorrer no ambiente de trabalho. Competitividade excessiva, falha na comunicação entre os setores, alteração das normas, recrutamento ineficiente, turnover, etc. Essas e outras questões devem ser observadas de perto e adequadas da forma que se alinhe com as expectativas da empresa.

Quando ocorre qualquer espécie de adaptação, devemos nos atentar que mudanças podem acarretar mudanças na rotina e no dia-a-dia da empresa. Sempre leve em consideração o tempo de adaptação de cada setor e que nem sempre as escolhas serão corretas na primeira tentativa.

O importante para se ter sucesso nessa etapa é avaliar todos os fatores que precisam ser consertados e aprimorados. O sucesso de um planejamento de RH está inteiramente ligado nesse processo de identificação. Dessa forma, é possível construir um plano de ação que se contextualize com as necessidades da empresa.

Reúna-se com os gestores!

Com todas as informações pertinentes em mãos, é interessante se reunir com os gestores e saber quais são as suas opiniões, sugestões e reclamações. Assim, é possível construir ações que estejam alinhadas com os interesses dos gestores e as necessidades da empresa.

Apesar da execução do Planejamento de RH ser feita pelo próprio setor, é importante que as lideranças estejam de acordo com o que será realizado. A construção do planejamento será muito mais eficiente e poderá abordar diversas problemáticas e suas respectivas soluções.

O recrutamento se encaixa no Planejamento de RH?

Para cumprir os objetivos estipulados, ter um time qualificado e alinhado com os objetivos da empresa é fundamental. Nessa hora a contratação talvez seja necessária. Mas existem formas mais efetivas de realizar esse processo? A resposta é sim!

O primeiro passo é ter um plano de cargos e salários claro e bem elaborado, que contenha os cargos e salários bem definidos. Isso será um atrativo para os candidatos, além de mostrar que é uma empresa séria e que existe a possibilidade de crescimento dentro da organização.

Você pode criar um guia que contenha o perfil comportamental desejado pela empresa. Trace perfis que sejam pertinentes ao negócio e que estejam alinhados com os ideais da empresa. É possível anexar essas informações no planejamento para contratações futuras.

Precisa contratar no meio do processo de criação do Planejamento de RH? Tendo os dois passos anteriores, agora é importante que você tenha bem definido o cargo que será ocupado e o que é esperado do profissional. É interessante conversar com o responsável do setor, assim fica mais fácil conhecer as demandas e o qual perfil de candidato pode melhor se aplicar.

No restante do processo, não tem muito segredo. Faça o planejamento de como será feito o processo seletivo (incluindo possíveis datas, horários, entrevistadores, etc), faça um bom anúncio da vaga e faça uma boa seleção dos currículos.

Mesmo que ainda esteja no escopo, o planejamento de recursos humanos pode ser fundamental. Devemos lembrar que o processo de recrutamento e seleção é demorado, importante e envolve dinheiro. Portanto, é imprescindível que ele seja assertivo e some à organização.

Hora da ação!

Após coletar todas informações necessárias, ouvir os gestores, analisar as necessidades da empresa, contratar profissionais qualificados para ajudar no processo, definir estratégias e estipular metas, é hora de documentar e passar o planejamento para ação.

Nessa parte, é possível proporcionar treinamentos, workshops, palestras, etc., tudo o que for relevante para disseminar as informações. O fundamental é que a informação chegue à equipe! Assim as ações subsequentes estejam alinhadas com o que foi estipulado.

É importante também que haja equilíbrio entre os benefícios dos colaboradores e os interesses da empresa, de forma que todos ganhem.

O planejamento de RH é um processo importante e que deve ser atualizado constantemente. Engajamento de todos os braços da empresa é um fator imprescindível na garantia de sucesso. Com um planejamento bem feito e alinhado, a produtividade será aumentada, a qualidade na prestação de serviços, melhora nos rendimentos e nas relações interpessoais da organização.

Planejamento realmente é tudo. E como anda os planos da sua empresa para PcD’s? Confira 5 dicas para tornar a sua empresa mais inclusiva!

Fechar Menu