);
Home Office: 5 dicas para sua produção e organização no sistema de trabalho remoto.

Home Office: 5 dicas para sua produção e organização no sistema de trabalho remoto.

O Home Office é uma realidade permanente para alguns profissionais, porém, atualmente, está sendo utilizado devido à pandemia da Covid-19. Então, como devemos aproveitar os benefícios desse modo de trabalhar? A PcD em Foco trouxe 5 dicas para sua produção e organização no sistema de trabalho remoto. Confira.

Dica 1: Armadilhas e Distrações.

Tenha uma agenda com sua pauta e compartilhe com as pessoas que moram com você. As constantes interrupções são as verdadeiras inimigas do trabalho em casa. Quando se faz Home Office, a família e amigos podem ser as principais fontes de distração.  Por isso, lembre-se de estar sempre atento e focado nas suas tarefas e informe as pessoas quando não quer ser interrompido.

Dica 2: Invista nas suas condições de trabalho.

Trabalhar no modelo Home Office significa passar muito tempo sentado à frente de um computador. Por isso, os especialistas aconselham os praticantes do trabalho remoto para que invistam nos materiais que usam e, assim, obtenham um melhor desempenho. Utilizar cadeira ergonômica e confortável, além de um bom computador, são itens fundamentais.

Além disso, o seu dinheiro pode ser economizado. Talvez você trabalhe bem na mesa de jantar e não precise montar um escritório próprio. O importante é verificar quais os materiais são fundamentais como um investimento e não um gasto qualquer.

Dica 3: Mantenha os contatos ativos no home office

Procure manter contato com todos que se relacionam com o seu trabalho. Seu chefe, clientes, colegas ou fornecedores.

Sempre lembre de que você existe e deve manter contatos por telefone ou mensagens diretas para seguir estreitando os laços e evitando ruídos na comunicação. O Home Office pode ser uma armadilha, se você se torna apenas e tão somente o desconhecido atrás do computador. Quando possível, faça reuniões on-line com clientes e fornecedores.

Informe aos seus colegas quando abrir os trabalhos. Mantenha contato frequente com eles. Faça com que eles se lembrem de que você está presente.

Dica 4: Escolha um único espaço da casa para trabalhar.

Consolidar um hábito exige repetição, mudar o posto de trabalho diariamente pode atrapalhar no seu rendimento. Deixe no seu local escolhido tudo o que você vai precisar para o dia e evite o abandono do seu posto para procurá-los.

Toda interferência prejudica a produtividade, mantenha sua mesa sempre organizada e se puder deixe a mão seus utensílios de trabalho. Uma desordem visual prejudica a sua atenção e esgota suas funções cognitivas rapidamente, por isso, mantenha a vista só o essencial.

Dica 5: Saiba a hora de parar. Home Office também tem carga horária

Por não estar na empresa seu dia fica um pouco mais flexível, mas cuidado com os excessos. Sem as regras de horário, o profissional pode extrapolar e passar dos limites na jornada do Home Office. Porém, conforme a semana evolui, o cansaço e estresse prejudicam as funções cognitivas e o trabalho pode não render. Para delimitar o fim do dia, agende um compromisso para o horário escolhido, como por exemplo: brincar com seus filhos, passear com o pet, ver uma série, ir à academia, etc.

Benefícios do Home Office

As palavras-chave do Home Office na vida profissional são: “liberdade” e “autonomia”. Por isso, o trabalho remoto permite que você tenha seus próprios horários e métodos. No entanto, para o seu melhor rendimento, é necessária sua própria organização.

Essas foram as dicas da PcD em Foco. É sempre importante produzir conteúdos, aprender novos conceitos e dividir experiências para um futuro mais inclusivo.

Você deseja planejar sua carreira? Confira a matéria do nosso blog: 3 dicas importantes que lhe ajudarão a concretizar seus objetivos.

Fechar Menu