);
Diversidade: Por que ela é tão importante no ambiente de trabalho?

Diversidade: Por que ela é tão importante no ambiente de trabalho?

É indiscutível o quanto a diversidade é importante em todos os meios que convivemos. No ambiente de trabalho não é diferente, ela se torna fundamental por diversos motivos.

Compreender a importância da inclusão no mundo corporativo significa entender a importância do respeito e da valorização das diferenças.

Visões diferentes para os assuntos da organização

Investir na diversidade é apostar no enriquecimento cultural das organizações. Pessoas com diferentes origens, crenças, etnias, classes sociais, entre outros, podem compartilhar ideias e visões diferentes. Assim, fica possível encontrar soluções para os negócios que não seriam vistas se todos tivessem mesmos contextos e origens.

De que forma a empresa estabelece a diversidade?

A diversidade no ambiente de trabalho acontece por parte da organização e de uma postura madura diante da pluralidade da nossa sociedade. Significa que os departamentos de recrutamento e seleção devem contratar colaboradores que sejam de diferentes culturas e contextos. Pensar na inclusão e nos cargos que possam ser executados por pessoas com deficiência também. Apoiar a inclusão e a tolerância com as multiplicidades culturais.

Quais benefícios para as empresas?

Os benefícios que uma organização ganha com a promoção da diversidade no seu ambiente de trabalho são diversos. A motivação e entrega mais ágil de resultados são breves exemplos. Abaixo, listamos as demais vantagens desta prática.

  • Maiores resultados com a diversidade

Com a diversidade estabelecida, as equipes podem alcançar melhores e positivos resultados. Este fato ocorre porque o ambiente de trabalho se torna mais cooperativo, estimulante e acolhedor. Com isso, os colaboradores se sentem mais motivados e engajados na realização de suas atividades.

Ampliando a qualidade de vida da equipe, todos trabalham melhor e com mais efetividade. Com essas consequências benéficas, o time fica mais estimulado, gerando um ciclo positivo no negócio.

  • Diminuição dos conflitos

Nas empresas que fomentam a diversidade, os conflitos costumam ser menos recorrentes. Devido a política de boa convivência entre as diferenças, os colegas de trabalho podem ter mais facilidade para lidar com possíveis divergências. Por isso, essa política de respeito e tolerância estimula a capacidade de escuta e de buscar acordos entre os profissionais.

Assim, diferenças nas opiniões não desencadeiam em desentendimentos, rompimentos ou atritos. Elas se tornam estímulos aumentando a construção cooperativa para a busca de um consenso.

  • A diversidade reduz os conflitos

Se na empresa acontecem exclusões na equipe devido às dificuldades de convivência com diferenças, é comum acontecerem desligamentos com maior frequência. Às vezes, por não suportarem a dinâmica de segregação entre os colegas, alguns membros do time preferem pedir demissão. Entretanto, esse processo é bastante problemático e preocupante. Equipes intolerantes possuem um alto índice de rotatividade porque os profissionais não dão conta da exclusão.

Com uma equipe diversificada e que acolhe as diferenças, os colaboradores se sentem mais seguros e acolhidos. Portanto, isso contribui para a cooperação, representatividade e senso de pertencimento. Com isso, o turnover é bem menor na companhia.

  • Aumento da criatividade no setor

Em um ambiente que valoriza as diferenças e que escolhe a diversidade como um elemento que agrega para o negócio, os colaboradores sentem que têm mais liberdade para autenticidade e genuinidade no trabalho. Esse fator estimula a originalidade nas produções. Uma vez que as ideias não são excluídas, os funcionários se sentem mais à vontade para compartilhar qualquer ideia e pensamento que podem ter.

Além disso, o ambiente diversificado aumenta as condições para que novos projetos e ideias diferentes circulem entre os integrantes da equipe.

  • Imagem da empresa mais consistente

Uma empresa que valoriza a diversidade está cumprindo com seu papel social. Este fator melhora a imagem do negócio e contribui para que a organização seja bem-vista.

Com isso, o aprendizado sobre a pluralidade que os colaboradores têm na companhia é difundido no meio social pelos próprios profissionais. Quando vão para outros espaços, eles tendem a reproduzir os comportamentos de tolerância aprendidos no trabalho. Assim, é mais fácil esses mesmos funcionários se tornarem inspiração e exemplo para outras pessoas. Confira também: Vamos conversar sobre inclusão? Veja como sua empresa pode contribui

O Papel dos líderes na diversidade do ambiente

Cada organização possui uma cultura, isso significa que nem todas têm a multiculturalidade como pilar na identidade da empresa. Por isso, é necessário que além da promoção da diversidade a empresa se prepare para esse fator com um trabalho intensivo de mudança na cultura organizacional.

Para criar um ambiente de abertura e incentivo à diversidade, que abre espaço para inovação e incentiva o alto desempenho, é imprescindível um alto envolvimento da liderança. Os líderes são os catalisadores desse ambiente mais aberto, produtivo e eficiente. Pesquisas comprovam que nas organizações onde os gestores são mais bem avaliados por seus empregados, o ambiente de alto desempenho e efetividade também é maximizado em pelo menos 20%.

Um líder visionário que demonstra preocupação com o desenvolvimento de sua equipe, incentiva e reconhece o ambiente de diversidade, faz com que as pessoas tenham suas diferentes habilidades aproveitadas da melhor forma. Gerando, assim, melhores resultados para a organização.

Unindo a boa liderança incentivando à diversidade e funcionários mais motivados, sem dúvida os resultados da empresa são maximizados.

Você, enxerga a promoção da diversidade no ambiente de trabalho em que está inserido? Confira também a nossa matéria: Dicas para aumentar a atração e seleção na sua empresa

Fechar Menu