Ainda existem milhões de brasileiros desempregados, muitos PcD em busca de uma oportunidade de trabalho, portanto, enviar o currículo e ser chamado para uma entrevista é o desejo de muitos candidatos.
O mês de setembro é um período importante para as Pessoas com Deficiência. E para todas aquelas que são engajadas com o tema. No dia 21 de setembro, é comemorado no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.
Segundo dados do IBGE, existem cerca de 45 milhões de PcDs no Brasil. Aproximadamente, mais de 9 milhões estão aptas a atuarem no mercado de trabalho.
Infelizmente, menos de 500 mil estão empregadas, mostrando que ainda há muito trabalho pela frente.
Mas como sua empresa pode contribuir? É muito importante levar esse tema para dentro dos ambientes de trabalho.
É o que nós da PcD em Foco fazemos sempre que temos a oportunidade. E percebemos o quão enriquecedor é esse ambiente de trocas, já que o universo das PcDs é desconhecido por muitos, o que gera, muitas vezes preconceitos e discriminação.
Programa de Portas Abertas
No dia 10 de setembro, estivemos na empresa La Moda. Participamos do programa de lançamento “La Moda de Porta Abertas” na sede da empresa em Criciúma- SC. O objetivo foi fomentar a inclusão e aumentar a contratação de pessoas com deficiência (PcD).
Em uma conversa com os gestores, o fundador e CEO da PcD em Foco Neandro Perini. Ressaltou a importância dos líderes desenvolverem junto a suas equipes, competências como: empatia, comunicação, assertividade e resiliência. E assim, fomentar ações mais acolhedoras, e inclusivas.
“É comum as empresas deixarem de contratar por não terem um ambiente totalmente acessível. E outras, investem em acessibilidade, porém esquecem do mais importante, o acolhimento da PcD”.
O profissional com deficiência precisa se sentir parte do time. E assim perceber que é bem quisto, e tem valor naquele ambiente profissional. Mas como fazer isso?
A partir do momento que todos entenderem que a responsabilidade pela inclusão não é somente da empresa, gestores e RH, e sim, um dever de todos, enquanto cidadãos!
Todos ganham com um ambiente que fomenta a diversidade, dignidade e respeito. Por isso vamos compartilhar boas ações.
Não esqueça de deixar seus comentários e compartilhar!.
Quer tornar sua empresa mais inclusiva? Então confira, temos um conteúdo com as 5 maneiras de tornar sua empresa mais inclusiva.